Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ATUALIDADE - PÁGINA 12

FERROVIA TRANSNORDESTINA

A Transnordestina vai passar por nossa cidade cortando muitos terrenos de ponta a ponta, mas em compensação todas as terras foram idenizadas; algumas no seu devido valor, outras não. A Transnordestina vai ligar vários estados aumentando assim a economia desses estados e melhorando o desenvolvimento de todo o Nordeste.


O Projeto Básico da Transnordestina mostra uma ferrovia importante não apenas para o Ceará , mas, igualmente, para os nove Estados do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, pois interligará os pólos de produção agrícola, mineral e industrial da região.

Sua implantação teve início em 1990 e em dezembro de 1992 foi paralisada por falta de recursos. As Ferrovias Projetadas eram:
* Petrolina (PE) – Salgueiro (PE): 230 km; e
* Salgueiro (PE) – Ingazeira (Missão Velha) (CE): 112 km, totalizando 342 km.

Em janeiro de 1999, a Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, concessionária da Malha Nordeste, iniciou um novo projeto que altera o traçado, passando a ter 355 km de extensão, visando aproximar-se do pólo gesseiro do Araripe (PE). Recursos Previstos para 1999 de acordo com dados da CFN estão previstos no trecho Petrolina (PE) – Salgueiro (PE) – Missão Velha (CE), R$ 295 milhões, assim distribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário