
O Projeto Básico da Transnordestina mostra uma ferrovia importante não apenas para o Ceará , mas, igualmente, para os nove Estados do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, pois interligará os pólos de produção agrícola, mineral e industrial da região.
Sua implantação teve início em 1990 e em dezembro de 1992 foi paralisada por falta de recursos. As Ferrovias Projetadas eram:
* Petrolina (PE) – Salgueiro (PE): 230 km; e
* Salgueiro (PE) – Ingazeira (Missão Velha) (CE): 112 km, totalizando 342 km.
Em janeiro de 1999, a Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, concessionária da Malha Nordeste, iniciou um novo projeto que altera o traçado, passando a ter 355 km de extensão, visando aproximar-se do pólo gesseiro do Araripe (PE). Recursos Previstos para 1999 de acordo com dados da CFN estão previstos no trecho Petrolina (PE) – Salgueiro (PE) – Missão Velha (CE), R$ 295 milhões, assim distribuídos.

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