Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ATUALIDADES - PÁGINA 13

SALGADO E SÃO FRANCISCO TRANSPOSIÇÃO OU REVITALIZAÇÃO?


Nascente do Rio Salgado na Pedra da Batateira, no Carri Cearense.

O Rio Salgado e sua revitalização tem sido objeto de discussões para estudiosos, órgãos públicos, ambientalistas e toda a comunidade da qual faz parte a Bacia do Salgado. Vários eventos foram realizados com esse objetivo, dentre eles um coberto pelo jornal Diário do Nordeste, no dia 19 de maio, em Juazeiro do Norte, local do evento.

Essa bacia hidrográfica fornece 90% do abastecimento da Região do Cariri e já está ficando assoreada. Isso acontece porque tanto as autoridades como a população local descuidam de sua preservação, jogando dejetos e poluentes que prejudicam as margens, o leito e o caminho deste grande rio. O resultado dessa inadvertência é a transformação desse extenso rio - que passa no Icó e se encontra com o Rio Jaguaribe, no distrito de Pedrinhas - em um amontoado de sujeira acumulada, acelerando sua matança.

Segundo a reportagem, através da revitalização, haverá uma garantia melhor dos recursos de água no futuro. Outro problema debatido é a questão de grandes enchentes, como a ocorrida em outros anos, mais que pela falta de estrutura de gerenciamento e devido ao abandono do Rio, garantiu um bom abastecimento do lençol freático na região, com água acumulada embaixo do solo.Mas pela mesma falta de estrutura e o abandono do curso do Salgado, causou inúmeras perdas para a população ribeirinha, caso de Icó, Lavras da Mangabeira e Aurora.

SAIBA MAIS...


Em nosso município o Rio Salgado serve como fonte de renda e de diversão para grande parte da população aurorense.


RIO E LENÇO FREÁTICO SOFREM - O Rio vem sofrendo com a falta de cuidado com seu leito e agora passa esse problema para os aqüíferos, reservas de água próximos, da qual faz parte a bacia. Esse relato é da presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri (Condirc), Claire Anne Viana, em entrevista ao Diário do Nordeste.
RIO SÃO FRANSCISCO - Outro foco do debate tem sido o futuro do Rio, e desse futuro faz parte a entrada de água do Rio São Francisco, que cairá no Salgado, e isso necessita de um planejamento e preparação.
O projeto está em andamento e a previsão é de que em alguns anos esteja levando água para o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Essas águas do Rio São Francisco vão entrar pelo açude Atalho, em Brejo Santo, com o recebimento de 5 litros por segundo. Logo após, o açude, que foi construído para a transposição, leva a água para o Rio Salgado.
O destino é passar pelo município de Icó e chegar no açude Castanhão, em Alto Santo, para servir de abastecimento para projetos de irrigação e diversas atividades, além de garantir água para o abastecimento, segundo o projeto.
PROBLEMAS - Um dos problemas da revitalização do Rio Salgado é garantir o saneamento básico das cidades onde o Rio Salgado passa. Das 23 cidades, segundo a reportagem, 10 cidades jogam o seu esgoto no leito do rio.
BACIA DO SALGADO - A Bacia do Salgado é uma Sub-Bacia do Rio Jaguaribe. A localização é no sul do Ceará em uma área de drenagem de 12.865 km2, tendo como Rio principal o Rio Salgado, que atravessa o nosso município, com 308km de extensão. Fazem parte da bacia 23 municípios que tem potencial de acumular 447,21 milhões de metros cúbicos. 13 açudes gerenciados estão nessa área, que tem 85% do terreno cristalino e 15% sedimentar.

Fonte:http://www.icoenoticia.com/2008/05/rio-salgado-que-receber-o-so-francisco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário