Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CULTURA - PÁGINA 10

FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS INGAZEIRENSES
A Rainha do Milho 2009 (Liliane) entregou à faixa à Rainha do Milho 2010 (Michele) num clima de muita alegria e descontração.

Todo ano já virou tradição comemorar o São João na escola. Esse ano não foi diferente, foi uma festa recheada de surpresas: comidas típicas, apresentações, quadrilhas, dança matuta, além de uma curiosíssima barraca de crendices. Também se apresentaram as quadrilhas, que são tradição em todo estado do Ceará e em vários locais do Brasil, animando ainda mais o nosso São João.
As quadrilhas das escolas Padre Cícero (Estado e Município) tiveram a participação dos próprios alunos, com o intuito de mostrar como é a tradição dessa popular festa nordestina. Eles animaram nossa festa Junina com o casamento matuto e com os tradicionais passos dessa dança que faz parte do São João.
O destaque na festa da escola Padre Cícero (Estado) que aconteceu na noite do dia 22, foi a apresentação das alunas da Escola Padre Cícero (Município) e da quadrilha do PROJOVEM de Ingazeiras, trazendo muita diversão e esperança para essa população, uma vez que se apresentaram no dia 29 para concorrer no Festival Quadrilhas em Aurora – tradicional competição junina de quadrilhas de nosso município.
Na escola Padre Cícero (município) a festa aconteceu no dia 23 de junho e além das deliciosas comidas típicas: mungunzá, bolo de milho, pamonha, bolo de puba, vatapá, feijoada, bolo de batata e de fubá, houve diversas apresentações dos alunos, inclusive o competidíssimo desfile da Rainha do Milho 2010 (foto ao lado). Além das comidas as pessoas têm o costume de fazer bebidas como meladinha de abacaxi, maracujá e de mel com limão. Deliciosas!

Na Escola Padre Cícero (Estado) foram grandes os prepararativos para essas comemorações tão importantes com ensaios de quadrilhas, de coreografias pelos grupos e também preparando muitas novidades como brincadeiras, comidas, apresentações dos alunos, para ter a participação das pessoas da comunidade no dia 23 de junho de 2010. Foi muito bom!
Já na Escola Mauro Sampaio a comemoração foi no dia 28 de junho, das 18 às 22h, com a execução do Hino Nacional, apresentação dos alunos da Educação Infantil e do Projeto PAIC, quadrilha da escola com casamento matuto muito engraçado e também a quadrilha do PROJOVEM, apresentação dos alunos da Escola Padre Cícero(Município) e para encerrar a escolha da Rainha Junina Mirim 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário