Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CULTURA - PÁGINA 11

Prefeitura de Aurora inaugura nova estátua do Padre Cícero na praça da antiga estação ferroviária




No dia 20 de julho de 2009 a prefeitura de Aurora através da sua secretaria de Cultura realiza a inauguração da nova estátua do Padre Cícero Romão Batista, localizada no largo da praça da ‘Estação Ferroviária’.





A comunidade católica de Aurora festejou  com muito louvor e alegria o ato de inauguração. A programação começou pela manhã às 6h com uma salva de fogos e apresentação da banda de música Senhor Menino Deus que executou hinos e benditos de louvor ao patriarca do Nordeste.

Às 15 h a programação teve continuidade com a apresentação de Forró  pé de serra no pátio do “Casarão da Seculte”, sede da secretaria de Cultura nas proximidades da praça. Seguido da apresentação da Banda Cabaçal, recital de poesia e execução de benditos pelo poeta popular Cícero Cosme, o músico Alcione Pereira e o coral Jovens Unidos com Cristos (JUC), seguida da celebração de uma missa campal oficiada pelo vigário Padre Cícero Leandro.

Na ocasião foi feita uma homenagem a organizadora da primeira estátua, edificada ainda em 1976 a Sra. Margarida Gonçalves Saburá. O prefeito Adailton Macedo, seu vice Antonio Landim, vereadores, secretários municipais, além de outras autoridades estiveram presentes ao evento,  que reuniu cerca de 5 mil fiéis e devotos do padre cearense do século.

Dil André instala seu ateliê no Casarão da Cultura




O Artesão de Aurora, Dil André, instalou seu ateliê no Casarão da Cultura, onde promove oficinas de artes e ofícios destinadas ensinar o que sabe às crianças aurorenses e a apresentações turísticas.




Com a construção de brinquedos educativos, peças de artes, carros antigos em miniaturas, mamulengos em madeira e materiais recicláveis em geral, Luiz André Avelino, ou mais simplesmente Dil André (e para muitos, o Dil do Araçá, da beira da linha) é um autêntico artesão-carpinteiro.
É catedrático em tudo que faz, usando beleza, arte e criatividade para mostrar seu talento. É um artesão, cuja linguagem vai muito além das inalterabilidades, das repetições. Para valorizá-lo e dá vazão às suas habilidades, a Secretaria de Cultura resolveu acomodá-lo na própria sede da Seculte. Para tanto, acaba de instalar seu ateliê em um dos compartimentos internos da secretaria, ou seja, no andar térreo do chamado Casarão da Cultura – na entrada do porão, onde em breve será instalado o museu histórico de Aurora.
Na Seculte encontram-se expostas todas as peças produzidas por ele e abertas à visitação pública, numa espécie de exposição permanente, facilitando o acesso da população as suas obras, cujo acervo é completado com peças de outros artistas da terra. Esta exposição denominada “Talentos da Terra” se encontra montadano casarão há 7 meses, logo na sala-de-estar da Seculte-Aurora, segundo informa secretário da pasta, José Cícero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário