
No dia 20 de julho de 2009 a prefeitura de Aurora através da sua secretaria de Cultura realiza a inauguração da nova estátua do Padre Cícero Romão Batista, localizada no largo da praça da ‘Estação Ferroviária’.
A comunidade católica de Aurora festejou com muito louvor e alegria o ato de inauguração. A programação começou pela manhã às 6h com uma salva de fogos e apresentação da banda de música Senhor Menino Deus que executou hinos e benditos de louvor ao patriarca do Nordeste.
Às 15 h a programação teve continuidade com a apresentação de Forró pé de serra no pátio do “Casarão da Seculte”, sede da secretaria de Cultura nas proximidades da praça. Seguido da apresentação da Banda Cabaçal, recital de poesia e execução de benditos pelo poeta popular Cícero Cosme, o músico Alcione Pereira e o coral Jovens Unidos com Cristos (JUC), seguida da celebração de uma missa campal oficiada pelo vigário Padre Cícero Leandro.
Na ocasião foi feita uma homenagem a organizadora da primeira estátua, edificada ainda em 1976 a Sra. Margarida Gonçalves Saburá. O prefeito Adailton Macedo, seu vice Antonio Landim, vereadores, secretários municipais, além de outras autoridades estiveram presentes ao evento, que reuniu cerca de 5 mil fiéis e devotos do padre cearense do século.
Dil André instala seu ateliê no Casarão da Cultura

O Artesão de Aurora, Dil André, instalou seu ateliê no Casarão da Cultura, onde promove oficinas de artes e ofícios destinadas ensinar o que sabe às crianças aurorenses e a apresentações turísticas.
Com a construção de brinquedos educativos, peças de artes, carros antigos em miniaturas, mamulengos em madeira e materiais recicláveis em geral, Luiz André Avelino, ou mais simplesmente Dil André (e para muitos, o Dil do Araçá, da beira da linha) é um autêntico artesão-carpinteiro.
É catedrático em tudo que faz, usando beleza, arte e criatividade para mostrar seu talento. É um artesão, cuja linguagem vai muito além das inalterabilidades, das repetições. Para valorizá-lo e dá vazão às suas habilidades, a Secretaria de Cultura resolveu acomodá-lo na própria sede da Seculte. Para tanto, acaba de instalar seu ateliê em um dos compartimentos internos da secretaria, ou seja, no andar térreo do chamado Casarão da Cultura – na entrada do porão, onde em breve será instalado o museu histórico de Aurora.
Na Seculte encontram-se expostas todas as peças produzidas por ele e abertas à visitação pública, numa espécie de exposição permanente, facilitando o acesso da população as suas obras, cujo acervo é completado com peças de outros artistas da terra. Esta exposição denominada “Talentos da Terra” se encontra montadano casarão há 7 meses, logo na sala-de-estar da Seculte-Aurora, segundo informa secretário da pasta, José Cícero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário