Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SAÚDE - PÁGINA 13

Mais casos de gripe suína


Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, coriza claro, cansaço, falta de apetite, dores musculares, tosse, fadiga, garganta seca, dores de cabeça e irritação nos olhos. Surgiram pessoas com náusea, vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra.



Chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus têm alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum.
Essa doença que tem como consequência uma variante do vírus H1N1, tem transmissão através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que essa epidemia que surgiu é uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e está causando mortes em vários países. Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora mais de 149 vítimas fatais, e sob suspeita da doença o número é de 1.600 pessoas.
A Organização de Saúde Mundial, declarou que a doença está sendo uma emergência da saúde pública internacional. A Influenza H1N1 tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato direta ou indiretamente, por meio das mãos ou com objetos contaminados. O vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar.
Para alívio da maior parte da população a contaminação pela carne suína, está descartada, desde que se cozinhe a mesma a 71 graus Celsius.nessa temperatura o vírus não sobrevive.
Como evitar a doença?
Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados. Sendo assim, previna-se lavando as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com outras pessoas que saíram. Essas também deverão lavar suas mãos.
 O medicamento oseltamivir segundo a OMS mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito.
O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também podem trazer consequências.
O governo tem sido rigoroso nos voos vindos do exterior, certificando-se de que nenhum passageiro, esteja contaminado, pois mesmo que os sintomas da gripe, não estejam aparentes, temos que estar alerta por um período, pois algumas delas vieram de países que já estão contaminados.

Gripe Suína no Brasil


Sobre o uso de máscaras após a confirmação dos casos no Brasil, o ministro da saúde comentou que não existe a necessidade, pois o vírus não está circulando. Nem todos que usam máscaras na rua, estão tentando se prevenir do vírus, mas pode ter realizado alguma cirurgia delicada, como um transplante ou fazem tratamentos que abaixam sua imunidade.
Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção e tratamento da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção com a terapia. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dia de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.
Esses dados e as cepas do vírus,vão auxiliar na criação de uma vacina, que posteriormente vai estar disponível a todos os países. A OMS desenvolvendo essa vacina contra gripe suína, posteriormente a disponibilizará a todos os países

Nenhum comentário:

Postar um comentário