Pega de boi no mato
Foto de Diogo Antônio
Pegar os novilhos soltos é uma grande animação para os vaqueiros que entranham no mato atrás deles.
É provavelmente a mais antiga tradição cultural de nossa região. Aliás, não só de nossa região mais de todo o Nordeste. Essa tradição vem desde a época dos coronéis quando não haviam cercas e os bois eram soltos só com os ferros de seus donos. Depois de um certo tempo, a vaqueirama ia encontrá-los, pegavam-nos e traziam de volta. Assim surgiu a pega de boi.
Hoje em dia para relembrar os velhos tempos os vaqueiros soltam um ou mais bois num determinado local para serem pegos e o ganhador da pega ganha uma premiação em dinheiro ou o próprio boi pego.
No dia 6 de agosto de 2009 foi realizada a terceira pega de boi amadora, no sitio juiz , organizada por Ronivaldo Ribeiro de Sousa onde se reuniram mais de 40 vaqueiros de toda a região. No final três vaqueiros se destacaram e pegaram o novilho solto, foram Francisco Edlanio “Piaba”, atualmente envolvido em um acidente de moto, mas já não corre perigo.
Vaquejada
Rafael Fernandes Ribeiro, 12 anos
(Vaqueiro e estudante da E.E.F. Padre Cicero)
“Para mim vaquejada não é um ritmo, não é um esporte, é um estilo de vida. Ou você vive vaquejada ou não”.
Também uma das mais antigas tradições culturais de nossa região e muito diferente da pega de boi, é a vaquejada, que é realizada com mais freqüência em nossa comunidade. Quase todos os meses são realizadas três ou mais vaquejadas na região.
Aqui no distrito de Ingazeiras, há rumores sobre a realização de uma vaquejada, no próximo dia 10 de outubro, no parque Três Marias. É provável que as atrações musicais sejam: Caninana do Forró e Arreio de Ouro.
Deixando os rumores de lado teremos com certeza no dia 19 de setembro uma grande vaquejada no sitio Serrote, com festa animada pelo Forró Pauleira e Manuel Galego.
No último dia 29 de agosto, entrevistamos um representante da facetaria amadora das vaquejadas e perguntamos para ele o que vaquejada representava a ele e ele disse:“Para mim vaquejada não é um ritmo, não é um esporte, é um estilo de vida. Ou você vive vaquejada ou não”.
Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário