Criado no dia 21 de agosto de 2009 como resultado de um projeto desenvolvido na sala do segundo ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Padre Cícero, este jornal servirá para divulgar notícias locais, bem como para melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos na leitura e produção de textos diversos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

EDUCAÇÃO - PÁGINA 5

Secretaria de Educação do Município promove encontro pedagógico


Durante todo o dia do dia três (03) de agosto de 2009, a Secretaria de Educação do Município de Aurora realizou nas dependências da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Landim de Macedo (no Bairro São Benedito), encontro pedagógico envolvendo todos os professores da rede municipal de ensino.


O evento foi motivado devido as disparidades detectadas através de levantamento feito pelo SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) no ano de 2008, que constatou que o município de Aurora está fora do percentual de aprendizagem aceito pelo Ministério da Educação. Antes da palavra de abertura do Prefeito Municipal Adailton Macedo, houve a execução dos hinos municipal e nacional pelo grupo “Minha Flauta, Minha Doce Melodia”.
Em seguida, a coordenadora do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) da Crede 20 regional da cidade de Brejo Santo, a Srª. Lúcia Vanda, fez uma explanação e exposição através de gráficos estatísticos destacando a situação difícil em que se encontra o Município de Aurora, em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Na sua fala, deixou bem claro que o município deve melhorar urgentemente o nível de aprendizagem dos nossos alunos. No entanto, o município corre sérios riscos de sofrer perdas financeiras de recursos que são destinados pelo Governo Federal aos municípios que mantêm o índice de alfabetização dentro dos parâmetros, ou seja, requisitos exigidos pelo Ministério da Educação.
Logo em seguida o prefeito municipal Adailton Macedo, fez o uso da palavra pedindo o apoio e a colaboração de todos os professores que lecionam na rede municipal de ensino, no sentido de manterem um esforço mútuo visando mudar a realidade pela qual passa o nível de aprendizagem dos nossos estudantes, pois só assim conseguiremos reverter as desigualdades constatadas no índice de aprendizagem, que está muito aquém do desejado pelo prefeito e reconhecido pelo MEC.
Garantiu ainda, para todo público presente que não medirá esforços e fará de tudo para mudar o quadro negativo em que se encontra o nível de aprendizagem do nosso alunado. Disse também, que está muito preocupado com os resultados apresentados pelo SPAECE.
O executivo aurorense espera que dentre em breve as crianças do município de séries iniciais, possam ler e escrever. E comentou mais: os filhos precisam da ajuda dos pais e de todos os agentes que promovem a educação no município. “Esperamos que os professores se dediquem ao máximo nessa luta para melhorar a aprendizagem dos nossos discentes, e, sobretudo, aprender a romper algumas barreiras, principalmente as partidárias, ou seja, as barreiras das diferenças políticas que nos acarreta uma série de dificuldades e com isso quem perde é o povo aurorense”, disse o prefeito. Deixou bem claro ainda, que não se considera patrão de ninguém, mais sim, um colega de todos aqueles que lhe deram oportunidade de gerenciar os destinos do município.
Após as palavras do alcaide aurorense o evento prosseguiu com uma palestra proferida pela profª. Mônica Menezes, da cidade de Brejo Santo e ex-secretária de educação da cidade de Barbalha e atual consultora do PAA (Plano de Ações Articuladas – Mec). A mesma falou sobre o sistema cognitivo de avaliação da educação. Participara também do encontro o vice-prefeito Antonio Landim, os vereadores Aderlânio Macedo (PSDB), Darc Landim (PSC), Iracilda Saraiva (PSB), os secretários de cultura José Cícero, de administração Osasco Gonçalves, agricultura José Dácio, da educação Fátima Oliveira, da saúde Petrúcia Frazão.
Após o intervalo para o almoço a programação teve seqüência com a realização de oficinas, palestras, debates e discussões entre os professores e a apresentação das matrizes de referência e as questões preparatórias com seus respectivos descritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário